CASA MELO ALVIM
 
Tipo de alojamento:
Melo Alvim é um Hotel de 4 ****
 
Localização:
No centro histórico de Viana do Castelo junto à Estação de Caminhos de Ferro, ao cimo da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.

DIRECÇÃO
Chegando a Viana do Castelo, seguir em direcção Centro.

GPS N 410 41’ 40’’ / W 80 49’ 52’’
 
Distâncias
PORTO 30 min. via A28 / IC1
VIGO 60 min. via EN13 (Estrada Nacional 13 de Valença )
LISBOA 3.Hours and 30 min via A1 e A28 / IC1
 
Descrição:

A CASA MELO ALVIM é o solar urbano mais antigo de Viana do Castelo. Restaurada com fidelidade, esta casa senhorial transformou-se em confortável e acolhedora guest-house. Com respeito pelo passado, os espaços públicos e privados oferecem aos clientes todo o conforto dos tempos de hoje. Localizada em pleno centro histórico, a Casa Melo Alvim proporciona condições de tranquilidade em harmonia com o meio envolvente.

Restauro Exemplar
Se, por um lado, a riqueza arquitectónica, histórica e cultural originária, foi criteriosamente preservada na campanha de restauro e adaptação da casa a guesthouse, também, por outro lado, se realçaram pormenores e criaram ambientes, com o fim de levar o cliente a percorrer distintos períodos da história da arquitectura portuguesa: o Manuelino, o estilo “Chão”, o Barroco e o Romântico.

QUARTOS
A guest-house tem vinte quartos e suites, com a particularidade de não haver, dois exactamente iguais, continuando a decoração pelos restantes espaços e salas numa linha de complementaridade indispensável. Os tecidos são actuais, mas, na maioria dos casos, têm alguma lembrança do passado, conforme o estilo de mobiliário escolhido, quer pela sua qualidade e textura - sedas, gorgorões, brocados e damascos - quer pelos tons ou padrões adoptados.

SERVIÇOS
A recuperação não impediu soluções voltadas para um serviço de esmero, respeitando a casa e o passado.
O acolhimento dos clientes, no “Átrio Francisco Melo Alvim” proporciona um início de estada, num ambiente reconfortante, cujo acesso aos andares se faz através
de uma escada barroca, abalaustrada que conduz também à Biblioteca.

BAR
- Jardim para momentos de descontracção, quietude e tranquilidade...
- Sala de Estar com fogão de sala, TV (incluindo Sport Tv) e mesas de jogo Salão da Carreira, com capacidade até 70 pessoas (cocktail)
- Sala dos Crúzios, até 70 pessoas (cocktail) (Salas multi-usos: reuniões, seminários e exposições)
- Biblioteca – Biblioteca regional, recriada no âmbito do projecto de divulgação e valorização do património histórico - cultural.
- Sistema Wireless, gratuito, em toda a casa.
- Parque de Estacionamento, gratuito.
- Cesto Piquenique – para desfrutar da cidade, de um dia de praia ou um passeio diferente no campo.
- Bicicletas disponíveis para passeios.
- Roteiro personalizado Casa Melo Alvim – para descobrir a cidade de Viana Castelo e a Região do Minho.


VIANA DO CASTELO – A CIDADE

Viana do Castelo é a cidade atlântica mais ao Norte de Portugal, situando-se a cerca de 25 minutos do aeroporto internacional do Porto.

Servida por funcionais autoestradas e por um porto de mar, é fácil e cómodo chegar à cidade, onde os visitantes podem fruir uma notável qualidade de vida, quer por via da tranquilidade e segurança do seu viver urbano, quer pela riqueza do seu património natural, monumental e histórico, quer, ainda, pela existência de excelentes equipamentos culturais, desportivos e sociais.

A presença do rio, do monte e do mar, conferem à cidade dotes paisagísticos de excelência que encantam os sentidos, proporcionam um clima psicológico de descompressão e são propícios à ocupação sadia e aprazível dos tempos livres.

O Centro Histórico, especialmente o núcleo medieval, que perfaz 750 anos em 2008, está enriquecido por numerosos e valiosos monumentos que testemunham muitos séculos dos mais diversos estilos arquitectónicos. Além disso, está valorizado por recentes intervenções que conferiram comodidade às ruas e praças, criaram mais de quatro quilómetros de vias pedonais e uma ciclovia urbana, além de alargarem a rede de espaços verdes e oferecerem cómodas acessibilidades às pessoas com deficiência.

Uma rede de transportes urbanos, que inclui pequenos autocarros eléctricos a circular nas ruas do casco medieval, desincentiva a utilização do automóvel individual e favorece a qualidade ambiental. O Anel Viário contornando o núcleo mais antigo da cidade e a distribuição de vários parques de estacionamento subterrâneo ao longo dessa via, permitem aliviar a zona medieval do aparcamento de automóveis à superfície, afastando-os da zona nobre da urbe e facilitando, em consequência, a mobilidade pedonal.

A cidade tem, também, uma boa capacidade hoteleira, que está em acelerado crescimento, quer para acolher turistas, quer para receber congressos, seminários e outras reuniões de turismo, negócios ou de estudo, condições que são apoiadas pela existência de modernos e funcionais auditórios para realização desses encontros.

Um conjunto de modernizados espaços culturais – teatros, cinemas, biblioteca, museus – proporciona condições de enriquecimento cultural a residentes e visitantes, enquanto a presença do rio e do mar oferece especiais condições de acolhimento a veleiros de recreio e à prática de todas as modalidades de desportos náuticos.

A riqueza inigualável da etnografia vianesa, que faz da cidade a capital do folclore português, a originalidade e funcionalidade do seu artesanato, com especial relevo para a louça e os bordados, a assídua e qualificada animação cultural, são outros atributos que fazem de Viana do Castelo uma cidade extremamente atractiva para todas as vertentes de Turismo.

 

 
Zona Exterior
 
Zona Interior
 
Auto-Férias
Viaje connosco e programe as suas férias:
LINHAS DE COMBOIO
Para melhor o ajudar a possuir um conhecimento sobre as linhas ferroviárias de Portugal, visualize as mesmas no mapa                                                 leia mais
ALOJAMENTOS
Porque quando vamos viajar precisamos de um sítio onde ficar, consulte os alojamentos que recomendamos                                                           leia mais
CONTACTOS
Para esclarecimentos ou sugestões escreva-nos para correio@linhastravessas.com
 
Horários
CP-Caminhos de Ferro Portugueses
 
Fertagus-Travessia do Tejo
Transportes, S.A.
 
FEVE-Ferrocarriles Españoles de Vía
Estrecha
 
RENFE-Red Nacional de los Ferrocarriles Españoles
 
O Linhas & Travessas - turismo ferroviário utiliza os serviços de operadores turísticos com larga experiência nas ofertas propostas.
actualizado em 06/02/2008
website desenvolvido por WEBa0